quarta-feira, 6 de abril de 2016

Eficiência, eficácia e melancias

Em uma grande companhia, um funcionário antigo abordou o gerente e foi direto ao assunto:

- Trabalho há doze anos nesta empresa. Todos aqui me conhecem, procuro ser um funcionário exemplar, atingir minhas metas e cumprir minhas obrigações. Nunca me atrasei pela manhã, nunca estiquei meu horário de almoço e nunca deixo para o dia seguinte o que posso terminar no mesmo dia.

- De fato – respondeu o gerente – Temos alta estima por você.

- Por isso, vim conversar sobre a vaga de coordenador que estava disponível e será ocupada por outra pessoa.

- Realmente – respondeu o gerente – é verdade.

- Achei que minhas qualidades fossem importantes, afora os anos dedicados a esta empresa! Meu colega só está aqui há dois anos e foi preferido? Estou muito decepcionado.
O gerente ficou pensativo. Em seguida respondeu:

- Você tem razão. No entanto, enquanto reflito sobre isso, gostaria de pedir-lhe um favor. Foi solicitado pela diretoria que sejam servidas melancias hoje após o almoço, e eu não consegui providenciar. Você pode me ajudar?

O homem saiu e voltou poucos minutos depois.

- Nosso fornecedor não tem melancias para entregar hoje, ele disse que pedimos muito em cima da hora. O ideal seria termos um planejamento de qual tipo de fruta desejamos para que ele possa se programar.

- Ótimo. Sente-se ali naquela cadeira um minuto.

Em seguida o gerente chamou o outro funcionário ao telefone, em viva-voz, e repetiu o pedido sobre as melancias.

O rapaz retornou a ligação um tempo depois, e informou:

- Liguei para nosso fornecedor, que disse que não tinha melancias para hoje. Ele pediu desculpas, nos prometeu para amanhã sem falta. Como isso não resolveria o problema de hoje, ele nos ofereceu entregar qualquer fruta que desejarmos durante a semana, com desconto, e já deixei isso combinado. Mas sobre o almoço de hoje, consegui com outro fornecedor as melancias. Ele entregará um pouco em cima da hora, mas até quinze para o meio dia as melancias estarão aqui.

O gerente olhou para o outro funcionário, sentado na cadeira ouvindo toda a conversa. Este abaixou a cabeça, pediu licença e voltou aos seus afazeres. Não eram necessárias explicações sobre quem ocuparia a vaga.

______________________________________________________________________________

Na sua vida profissional, qual a melhor forma de agir? Com eficiência ou com eficácia? E qual a diferença entre elas?

Ser Eficiente é fazer certo as coisas. É ater-se ao resultado, da forma correta, padronizada. É aquele médico que receita um bom remédio que trata a sua dor de cabeça. Ou o mecânico que você chama para fazer seu carro funcionar quando este para de repente.

Ser Eficaz é fazer as coisas certas. Parece a mesma coisa, certo? Mas não é. Ser eficaz é focar na solução definitiva. É o médico que descobre por que a sua cabeça dói, e cura para que você não precise mais tomar o remédio. É o mecânico que descobre porque o seu carro parou, e o concerta para que não pare mais.

Cumprir prazos, atingir as metas, ter noção do que fazer e como deve ser feito. O funcionário eficiente pode ocupar por muito tempo uma mesma função, porque a ela se amolda, entende suas rotinas, normas e necessidades. Um funcionário eficiente é dedicado, carrega consigo a cultura da empresa, suas missões e valores. Um funcionário eficiente busca realizar as atividades com o máximo de resultados, mas utilizando um mínimo de recursos. Se preocupa em otimizar os processos e as ferramentas, custos e prazos. Seu conhecimento operacional é tão grande e afiado, que não raro propõe soluções que não são claras para os níveis administrativos da empresa. E faz de tudo para que os momentos de crise não aconteçam. Para que as coisas não saiam do eixo.

Mas as coisas saem do eixo às vezes. Crises acontecem, problemas surgem. Nessa hora, ser eficaz é agir na urgência, ter uma visão bastante ampla dos processos e saber que é importante às vezes “sair da caixinha”, pensar diferente, fugir dos padrões. Ser eficaz também é carregar consigo a cultura da empresa, mas sabendo quando uma nova solução ou ação pode e deve ser proposta para que novos resultados sejam atingidos.

Agir de forma eficiente é perfeito para funções operacionais. Para tarefas que exigem disciplina, conhecimento específico e modelos pré-estabelecidos.

Atuar de forma eficaz, no entanto é fundamental para a gestão. É importante ser ágil em raciocínio, bom em negociação, e determinado em atingir o resultado necessário. Aliás, é ótimo inclusive para se compreender as necessidades da empresa, ainda que estas não estejam claras e bem definidas.

Um bom gerente é aquele que sabe as qualidades de sua equipe. Sabe verificar quem é mais eficiente, quem é mais eficaz, quem é equilibrado. E saber obviamente o que é mais importante para cada função a ser ocupada.

Mas essa é uma incumbência apenas do gerente? Não cabe também ao funcionário entender o que sua liderança espera dele? Que tipo de atitude adotar a cada situação enfrentada? O seu desenvolvimento profissional depende desse discernimento. Conheci durante minha vida, profissionais que transitavam entre eficiência e eficácia com a maior facilidade. Apresentavam características mistas, e por isso foram excelentes funcionários. Mas a tendência de uma pessoa que apresenta bons níveis de eficácia é atingir uma carreira ascendente, mesmo que se adeque a funções operacionais também.

Uma capacidade fundamental para um funcionário é entender o que sua empresa precisa, ou o que sua função exige.

Muitas vezes por questões culturais, financeiras, pelo ramo de atuação ou qualquer outro motivo, uma empresa depende de um exército de pessoas eficientes, regradas, comprometidas. Uma ou outra ação eficaz completa o quadro, mas não há amplo espaço para esse tipo de gestão.

Em outros casos, a companhia segue a linha criativa ou trabalha com frequente gestão de crises e riscos, e para isso nada melhor do que pessoas criativas, capazes de improvisar, e que saibam pensar fora do convencional.


Dessa forma, é possível que você esteja trabalhando no lugar errado, da forma errada, ou com expectativas erradas sobre sua carreira. Pense nisso ao avaliar seu rumo profissional. Se encaixar à necessidade do momento pode ser uma boa demonstração da sua eficiência. Ou eficácia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário